CURRÍCULO

O Projeto Animando o Ambiente é mais uma possibilidade pedagógica para o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental e médio, previstas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo.

Objetivos

Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação dos meios naturais de nosso planeta por meio da criação poética de animações audiovisuais.

Justificativa

Diante da necessidade de se investir na conscientização dos alunos e comunidade escolar como um todo em relação a importância de proteger e preservar o ecossistema do uso indevido de seus recursos naturais como o desperdício desenfreado de água e sua atual escassez, ameaçando a continuidade dos seres vivos no planeta, este projeto foi elaborado pensando em desenvolver indivíduos críticos e transformadores da realidade em prol de um ambiente mais sustentável.

Metas

Apresentar o Projeto às 64 escolas da Diretoria de Ensino Região de Itapecerica da Serra buscando a participação de pelo menos 60% de adesão.

Estratégias

– Apresentação de videoaula para formação online dos professores de todas as disciplinas que compõem a grade curricular.

– monitoramento do desenvolvimento do projeto nas escolas participantes pelos PCNPs (nas suas escolas de setor)

– centralização de informações no site animafilmes.

Público Alvo

Professores e alunos das escolas dos níveis de alfabetização, intermediário e finais do ensino fundamental, ensino médio e EJA da DERITS.

Competências e habilidades em Arte

– Operar com a tridimensionalidade na criação de ideias nas linguagens da arte.

– Pesquisar o diálogo entre a materialidade e os processos de criação, percebendo a escolha da matéria, das ferramentas, dos suportes e dos procedimentos técnicos.

– Investigar processos de criação pessoais e de artístas, ampliando o conceito de poéticas e de processo de criação.

– Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou de processos colaborativos.

– Experimentar procedimentos artísticos para gerar linguagens híbridas e convergentes.

– Manejar e experimentar suportes, ferramentas e materiais em processos de criação em arte.

– Produzir trabalhos a partir de diálogos exploratórios entre matérias, ferramentas e linguagens artísticas.

– Elaborar, desenvolver e mostrar um projeto poético.

 

Competências e habilidades em Geografia

– Elaborar hipóteses para explicar as mudanças ocorridas na paisagem com base na observação de imagens;

– Identificar e descrever, nas paisagens, os elementos mais duráveis e os mais suscetíveis a mudanças na temporalidade humana;

– Identificar e descrever os diferentes usos dos recursos naturais realizados pela sociedade;

– Analisar as relações entre sociedade e natureza na produção do espaço geográfico;

– Analisar dados em diversas fontes que digam respeito às consequências ambientais da atividade energética global e no Brasil;

– Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para a sociedade, em sua relação com condições socioambientais, sabendo qualificar diferentes formas de uso resultantes da intervenção humana;

– Reconhecer o meio ambiente como a soma da vida nos domínios naturais;

– Interpretar mapas de impactos ambientais em diferentes escalas geográficas;

– Identificar os pontos principais relacionados à crise ambiental, considerando mudanças climáticas, contaminação das águas, desmatamento e perda da biodiversidade;

– Ler, interpretar e comparar mapas dos diferentes domínios morfoclimaticos e das bacias hidrográficas do Brasil;

Competências e habilidades em Ciências

– Reconhecer e valorizar ações que promovam o uso racional da água.

– Reconhecer aspectos relevantes no uso e na preservação da água, como a manutenção da vida e a produção de alimentos.

– Distinguir recursos renováveis de não renováveis.

– Reconhecer medidas que concorram para o uso racional de recursos materiais.

– Identificar e caracterizar as principais consequências ambientais do desmatamento.

– Reconhecer e/ou representar, por meio de diferentes linguagens, características de locais ou de ambientes poluídos.

– Identificar os principais poluentes químicos das águas destacando seus efeitos sobre a saúde ndividual e coletiva.

– Indicar e caracterizar medidas que reduzem a poluição ambiental das águas.

– Reconhecer a importância do saneamento público (tratamento da água e do esgoto) e sua relação com a prevenção e promoção da saúde.

– Reconhecer medidas que possam reduzir o consumo individual e coletivo de água.

– Reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida, destacando de que maneira ela pode ser ameaçada por condições climáticas e pela intervenção humana.

– Reconhecer determinantes e condicionantes de uma vida saudável (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte, lazer etc.), com base em textos e/ou ilustrações.

 

Competências e habilidades em Biologia

– Correlacionar alterações climáticas da cidade de São Paulo com desmatamento e crescimento populacional.

– Identificar os fatores que provocaram o desmatamento na Mata Atlântica ao longo do tempo e aqueles responsáveis pelo desmatamento atual.

– Identificar o processo de poluição das águas, bem como propostas que permitem reduzi-la.

– Identificar usos e procedimentos que causam poluição da água.

– Analisar medidas que permitem controlar e/ou resolver os principais problemas ambientais, tais como efeito estufa, destruição da camada de ozônio, desaparecimento de espécies animais e vegetais, alteração no regime das chuvas e poluição do ar, da água e do solo.

– Analisar criticamente a relação homem–meio, em situações concretas, reconhecendo a espécie humana como parte integrante de um processo no qual ela modifica e é modificada pelo ambiente em que vive.

– Avaliar os impactos da transformação e adaptação do ambiente aos interesses da espécie humana.

Avaliação

A avaliação do projeto se dará por relatório online preenchido pelo professor responsável pelos grupos participantes e pelos próprios trabalhos apresentados.